PORQUE NOSSOS PRODUTOS EM COURO SÃO COSTURADOS À MÃO

Resposta rápida:

Apesar de ser mais demorado, a costura feita a mão é muito mais forte e durável do que a costura feita por máquina. Além de usar um fio mais grosso na costura manual, cada furo é composto por dois pontos fortes e independentes (ao contrário da costura em máquina que se desmanchará completamente caso a linha se rompa). Sem falar que a costura feita à mão possui um acabamento visivelmente superior e mais bonito. A DANTE Capelli tem um compromisso com qualidade, e não quantidade. Por isso, seguiremos costurando nossas carteiras e pulseiras a moda antiga.

 

Resposta detalhada:

Antes da Revolução Industrial e antes das máquinas de costura, todos os artigos de couro eram fabricados por artesãos. A técnica de costura manual que os artesãos utilizavam é chamada de costura de sela (ou ponto de sela).

O que é costura de sela?

A costura de sela é feita à mão com duas agulhas e uma linha, de forma a criar duas fileiras de costura em uma única fileira de furos. Para criar cada ponto, todo o fio se serpentina duas vezes através das camadas de couro.

A costura manual sacrifica a velocidade por causa da qualidade. É demorado, e isso faz parte de seu charme.

Cada vez que você pega um pedaço de couro costurado à mão, você está testemunhando algo da pessoa que o fez. No entanto, trata-se de mais do que simplesmente se agarrar às tradições. Há benefícios tangíveis para costurar o couro à mão – e também os estéticos.

É exatamente por isso que continuamos a costurar nossos produtos à mão.

Todos esses elementos – as técnicas, os materiais e, claro, a habilidade do artesão – trabalham juntos para fornecer um ponto superior.

Máquina de costura

Já para o ponto de bloqueio costurado em máquina, são usados 2 carretéis. Uma máquina de costura passa um pequeno laço de fio pela parte superior do couro que se interliga com o fio da parte inferior do couro.

 Embora o uso de máquinas de costura seja muito mais rápido e barato, um grande ponto de estresse é criado onde o fio superior se interliga com o fio inferior. É aqui que uma carteira costurada por máquina dura bem menos. Esses 2 pequenos fios estão constantemente tentando cortar um ao outro.

O couro costurado à máquina não é 100% ruim. Ou pelo menos, não precisa ser. Na verdade, a costura na máquina tem uma grande vantagem sobre a costura manual: A velocidade

Tudo se resume aos compromissos que cada empresa está disposta a fazer na produção de seus produtos. Com a costura à máquina, a empresa está quase sempre escolhendo sacrificar alguma forma de qualidade por causa da velocidade.

 Quando a quantidade de pedidos que você pode atender é limitada pelo número de mãos disponíveis, você escolhe um método mais rápido ou faz o que fizemos e contrata mais mãos.

As máquinas serão capazes de realizar certas tarefas repetitivas mais rapidamente do que qualquer pessoa. Se sua principal preocupação é a qualidade, no entanto, então o que importa não é tanto a rapidez com que a costura é feita, mas sim a maneira como é feita.

Diferença de RESISTÊNCIA entre a costura manual e costura em máquina

A costura à mão (ponto de sela) fornece a maior força e segurança quando se trata de costurar materiais juntos.

Imagine uma linha costurada com fio azul e branco, uma de cada lado. Por causa de como funciona a costura da sela, você veria as cores alternando ao longo de ambos os lados do couro (azul, branco, azul, branco, etc.) É aqui que entra a durabilidade. Mesmo que um desses fios fosse quebrar, o fio restante continuaria segurando.

Enquanto isso, a costura da máquina não tem esse tipo de “backup”. Em vez das cores alternadas do ponto da sela, você veria um lado azul e um lado branco.

Isso pode parecer seguro à primeira vista, mas espere — suponha que uma dessas linha quebre. O que irá acontecer?

A primeira coisa é que esses pequenos loops adjacentes ao ponto de ruptura começarão a se desmanchar. Lembre-se, não há fio de reserva aqui, como com o ponto de sela. Uma vez que um loop quebra, é apenas uma questão de tempo até que a coisa toda comece a desmoronar.

Aparência do couro Costurado à  Mão x Costurado à  Máquina

Isso pode parecer óbvio, mas parte do apelo do couro costurado à mão é que foi feito por uma pessoa real.

Claro, as máquinas de costura também são operadas por pessoas reais e eu não negaria sua habilidade, mas os ritmos do trabalho e o cuidado que o acompanha são muito diferentes.

Enquanto o pé da máquina “pisa” pela superfície do couro, o artesão toma muito cuidado com cada ponto, respondendo às variações sutis no couro. É quase um ato meditativo em um mundo que não valoriza mais essas coisas.

E os resultados falam por si.

Seria difícil encontrar alguém que argumentasse que a costura em máquina tem maior apelo estético do que um ponto de qualidade feito por um artesão habilidoso.

O couro costurado à mão tem algo que o couro costurado à máquina simplesmente não tem: Personalidade.

O caráter de uma peça de couro costurado à mão vem do artesão que costura ponto por ponto e acaba criando sobreposição atraente entre os fios. Na verdade, é uma das coisas que diferencia a costura à mão.

Uma borda costurada à mão é uma obra de arte funcional.

Não transmite simplesmente a função. Também fala da aptidão de um artesão que trabalhou duro através de milhares e milhares de pontos para aprimorar uma habilidade específica.

Não aceitamos atalhos quando se trata de qualidade. Queremos que cada peça que sai da oficina seja um testamento de que o artesanato está vivo e bem. Enquanto o resto do mundo insiste em “mais rápido” e “mais barato”, pensamos em termos de “melhor” e “mais forte”.

Cada escolha que fazemos é feita com a intenção de produzir o melhor trabalho possível. Isso inclui nossa decisão de costurar à mão, nossas escolhas no fio e a crença de que mais novo nem sempre significa melhor.

Você pode fazer um bom trabalho com a costura da máquina. O melhor trabalho, no entanto, requer algo mais paciente — mais deliberado.