Couro Curtido Vegetal

Para entender o que faz nossos produtos serem únicos você precisa conhecer o modo como eles são feitos.

A começar pela matéria-prima, utilizamos o couro de bois de raças mais fortes. Outro diferencial é o método de curtimento, ou seja, o processo de estabilização das fibras de couro, para que a pele não endureça nem apodreça.

O curtimento ao vegetal baseia-se na utilização de extratos naturais, incorporados à pele animal em um procedimento 100% natural, amigável ao meio ambiente (eco friendly) e que leva cerca de seis semanas para ser concluído.

Tambor de curtimento.

Além de ser um processo mais longo, o curtimento ao vegetal, custa até três vezes mais para produzir, por essa razão apenas 10% do couro de todo o mundo é produzido desta maneira e desses 10% apenas 1% atende nossas especificações de qualidade.

Couro Curtido Vegetal puro. ( Veg-Tan )

“Quando unimos a qualidade da matéria-prima à um processo clássico de produção, temos um couro extraordinário”

Esse processo de fabricação dispensa o uso de produtos químicos e metais pesados, como o cromo, o que reduz significativamente o impacto no meio ambiente. Além disso, os resíduos gerados por esse processo podem ser reutilizados na produção de fertilizantes naturais.

Um dos benefícios do couro curtido ao vegetal é que ele é mais resistente, pois todas as camadas permanecem intactas após o curtimento.

Esse tipo de couro também tende a ser mais espesso e mais rígido (amolece um pouco com o uso), características importantes para manter a forma de bolsas, cintos, carteira e demais acessórios.

O cheiro também é muito diferente. O couro curtido ao vegetal tem um cheiro inebriante e viciante que só quem já sentiu sabe descrever.

O couro curtido ao vegetal é transpirável, ou seja, consegue absorver e liberar a umidade conforme necessário. Ele também tem propriedades antissépticas e antioxidantes, derivadas dos extratos naturais utilizados no processo de curtimento.

Mas um dos fatores mais significativos é que o couro curtido ao vegetal envelhece bem, pois além de conservar o charme da peça original, ele absorve traços da sua personalidade e vivência.

Couro curtido vegetal (cru) novo e com meses de uso.