Porque Somos Diferentes?

Quando nos questionam por que somos diferentes, esperam uma resposta pronta, na ponta da língua. Mas responder a essa pergunta não é tão simples, porque muitos fatores contribuem para que sejamos únicos.

A maioria dos artigos disponíveis no mercado usam couro curtido ao cromo, mais barato e de qualidade bem inferior, além das ferragens frágeis e costurados em máquina. Estamos fazendo algo muito diferente. Utilizando apenas o melhor couro full grain curtido com vegetais e ferragens de latão sólido, estamos criando artigos modernos seguindo o estilo antigo que nossos avós usavam, estilo old school de verdade extremamente raro nos dias de hoje.

Nós usamos apenas o top 1% de couro

O tipo de couro que utilizamos é tão raro, que apenas 1% de toda o couro produzido no mundo atende aos nossos padrões. Existem 4 fatores envolvidos:

1. Tipo de gado

Usamos gado brasileiro certificado para fazer nosso couro. Estes são grandes bovinos saudáveis ​​que produzem peles fortes de raças específicas criadas no Brasil. Uma boa parte do couro comercializado é feito de raças inferiores, bovinos mais velhos ou mais magros. Você sabe o que acontece com a sua pele quando você está velho e magro? É o mesmo para o gado.

Todos estes fatores combinados resultam um couro extraordinário. Este tipo de couro custa cerca de 3 vezes mais para produzir, mas vale a pena.

2. Grão de Couro: Couro de Grão Integral (Full Grain)

Nós usamos apenas couro de grão integral para fazer nossos produtos de couro, ou seja, o couro possui todas as camadas da fibra. Isso é importante porque a maioria dos produtos do mercado são feitos em “couro genuíno”, ou seja, apenas a camada superficial do couro que é geralmente a parte mais frágil do couro. O couro de grão integral tem todas as suas camadas intactas e é a forma mais forte e natural de couro. Simplificando, o couro integral (Full Grain) é o melhor que você pode obter.

3. Método de curtimento: Couro Curtido Vegetal

Nosso couro também é 100% curtido vegetal, o que significa que ele passa por um processo de curtimento específico que poucos artigos no mercado usam. Curtimento vegetal refere-se à matéria vegetal orgânica como casca de árvore usada no processo de curtimento. É a forma mais antiga de curtimento de couro e existe há séculos. É também o método de curtimento mais natural e amigo do ambiente. O couro curtido vegetal pode ser mais grosso, ter mais corpo e envelhecer melhor – desenvolvendo uma pátina rica ao longo do tempo.

Mas menos de 10% do couro do mundo é curtido dessa maneira. A maior parte do couro é curtido com cromo, que usa produtos químicos e é muito mais barato e mais rápido. Isso pode ser feito em poucos dias, ao contrário das 6 semanas que leva para o curtimento vegetal.

Note que o Curtimento Vegetal não é necessariamente o mesmo que 100% de couro curtido vegetal. Algumas empresas usam um método de combinação que é principalmente curtido com cromo, com um “respingo” de curtimento vegetal no final do processo. Então, se você quiser couro curtido vegetal (e você deve!) Certifique-se de que é 100% curtido vegetal.

4. O cheiro

O couro curtido vegetal tem aquele cheiro clássico e maravilhoso de couro. Em contraste, o couro curtido com cromo cheira “química”. Muitos produtos de couro curtido em cromo têm que ser arejados quando você os adquirir pela primeira vez. Não o couro curtido vegetal. O cheiro também é muito diferente. O couro curtido ao vegetal tem um cheiro inebriante e viciante que só quem já sentiu sabe descrever, se você ainda não experimentou, está perdendo.

Ferragens de latão maciço

Usamos ferragens de latão sólido real, uma liga metálica nobre e pouquíssima usada nos dias de hoje – mas é como as coisas costumavam ser feitas. Custa cerca de 6 vezes mais do que a maioria das ferragens de metal pintado utilizados comumente pelas empresas de acessórios, devido ao seu baixo valor. O Latão é difícil de produzir e mais difícil de encontrar. Mas vale a pena porque é muito durável, resistência a corrosão, forte, antialérgico e envelhece bem, além de ficar muito bonito com o couro.

Linha de calibre pesado

Muitas vezes a linha ou técnica de costura fica esquecida ou passa despercebido porque é muito chato pensar em linhas para costura. Mas sem um fio de boa qualidade, não há como o artigo durar.

A costura manual é feita com a mesma técnica usada para produzir selas de cavalos: utilizamos duas agulhas entrelaçadas para trançar os pontos, o que faz com que a costura se torne muito mais resistente do que quando feita em máquina.

Sem uma linha de qualidade, não importa a técnica de costura utilizada, nunca ficara bom, por isso, utilizamos na costura manual linhas enceradas mais grossas e resistentes. Porém, nem sempre a costura manual é possível, como é o caso dos artigos feitos em lona, neste caso utilizamos linha de poliéster bonderizada comumente utilizadas na costura velas de barco e ainda super-dimensionamos o calibre da linha o que aumenta muito a resistência.

Bordas polidas

O acabamento é espetacular: Para qualquer aresta de couro exposta, usamos um processo de acabamento de borda de alta qualidade, usando apenas materiais naturais. O resultado é uma borda pintada com bom gosto que aumenta a durabilidade e a estética do produto. É um processo caro e trabalhoso, mas as bordas acabadas são um desses detalhes importantes. Utilizamos uma mistura desenvolvida por nós composta basicamente por óleos naturais e cera de abelha, diferente das outras marcas que utilizam um tipo de mistura de cola e borracha.

Priorizamos matéria prima nacional

Todo este processo é feito com matérias-primas de origem nacional, só importamos aquilo que não é comercializado no Brasil ou que não conseguimos produzir.

Feito à mão por artesãos

Unimos processos manuais antigos e tecnologia para conquistar um produto meticulosamente trabalhado para durar. Nossos produtos são fabricados aqui mesmo na Serra da Cantareira em São Paulo – Brasil. Com o a missão de entregar o máximo de qualidade a um preço justo, temos muito orgulho da qualidade de nossos produtos.